Enem 2020 supera a marca de 4 milhões de inscritos

Estudantes têm até sexta-feira, 22 de maio, para se inscrever

Mais de 4 milhões de estudantes já realizaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. A marca foi atingida às 16 horas desta terça-feira, 19 de maio, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 termina às 23h59 da sexta-feira, 22 de maio. Quem pretende realizar as provas precisa entrar na Página do Participante e declarar os dados solicitados no ato da inscrição, exclusivamente, por meio da plataforma on-line.

Para os estudantes que não têm direito à isenção da taxa de inscrição, o valor de R$ 85 deve ser pago até o dia 28 de maio, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.

As 100 mil vagas para o Enem Digital, disponibilizadas pela primeira vez, esgotaram-se em pouco mais de quatro dias de inscrições. A aplicação em computador vai ocorrer em 99 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.

Para elevar o nível de segurança da aplicação do Enem, foi implantada a identificação por foto. O participante deve anexar, durante a inscrição, uma fotografia, o arquivo deve estar no formato PNG, JPG ou JPEG, com tamanho máximo de 2 MB. A imagem deve estar nítida para o reconhecimento do participante, que não deve utilizar artigos de chapelaria, como bonés e lenços, e óculos escuros.

Conforme edital, o Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital, em 22 e 29 de novembro. Nas duas versões da prova, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

Inscritos – Nesta terça-feira, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que os estudantes inscritos no Enem 2020 vão poder opinar sobre a data de realização da prova. O Ministério da Educação fará uma consulta na última semana de junho.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep