filadelfia so estrela azul

CONHEÇA A PROFISSÃO

QUE VAI TE LEVAR A OUTRO NÍVEL

Sustentabilidade e ESG

QUER SE TORNAR UM DOS PROFISSIONAIS

MAIS BEM PAGOS DO MERCADO DE TRABALHO?

Conheça a formação que vai te levar

FAÇA PÓS ESG

SEJA UM ESPECIALISTA

O Curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade e ESG da Fafiltec, foi projetado para preparar profissionais que trabalham nas maiores empresas do país para terem essa formação e se tornarem conhecidos como as pessoas certas para estabelecer o futuro dos negócios e do planeta, pois existe uma tendência mundial de crescimento no compromisso corporativo.

Portraits of a beautiful Asian female doctor are recording in a modern office with a blurred glass window in the background.

A pós-graduação em Sustentabilidade e ESG EaD, tem a missão de capacitar profissionais para atuar em diversas áreas dentro das empresas.

s (2)

SOBRE A FAFILTEC!

Há mais de 20 anos contribuímos com a história da educação profissionalizante no Brasil, tendo colocado no mercado de trabalho mais de 3.000 profissionais. Os nossos egressos são cidadãos com histórias de sucesso e representatividade no cenário profissional nas áreas em que atuam.

NOTA MAXIMA MEC FAFILTEC

O QUE É ESG?

ESG é a prática de gestão e governança de aspectos sociais e do meio ambiente.

É um desafio enorme, pois implica na criação de processos, captura de métricas, e infusão disso em todos os modelos de governança com o objetivo de mudar a cultura da empresa, a fim de que esses princípios norteiem a tomada de decisão.

PARA QUEM É A PÓS EM ESG?

ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO

Gestores capacitados para o desafio em coordenar um projeto de Sustentabilidade ESG são muito bem remunerados hoje dentro das empresas.

.

PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS

No pilar ambiental, o profissional vai atuar com boas práticas ambientais, baixo impacto e desenvolvimento sustentável, inúmeras são as áreas de formação que se alinham, como engenharias (ambiental, florestal, agronômica, química, civil, etc), biologia, gestão ambiental, ecologia, ciências ambientais, oceanografia, direito ambiental, dentre várias outras.

ÁREAS DE ATUAÇÃO/OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Segue algumas áreas de atuação!

27fcbbd03c111b932ddcff5b3d67575c
8dc2a734ee8a0683c46954a41f22d498
a012d2791f190152a78ca50547369ff6

Análise de Riscos da empresa (EM ASPECTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE
GOVERNANÇA)

Implantação de Indicadores de ESG.

Certificações nacionais e internacionais ESG.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

São 4 Módulos com aulas AO VIVO (Remotas), 2x na semana e Acesso a Plataforma.

Regulações Internacionais e Nacionais
Regulações Internacionais e Nacionais
Mapeamento de riscos
Mapeamento de riscos
Mitigação de Riscos e Soluções
Mitigação de Riscos e Soluções
Práticas de Mercado
Práticas de Mercado

Módulo I: Regulações Internacionais e Nacionais

Módulo II: Mapeamento de
riscos

Módulo III: Mitigação de Riscos e Soluções

Módulo IV: Práticas de Mercado

3e34f1076fc82241c2a118abb3a798d9

AULA BÔNUS

PARA QUEM CONCLUIR O CURSO

Abordagem sobre Relatório de Sustentabilidade - GRI

Abordagem sobre Inventário de Emissões de GEE - GHG Protocol

9fe98149c1ab13cd9fdb4cc941208a0c
Aline Schneiders

“ESG é a prática de gestão e governança de aspectos sociais e do meio ambiente. É um desafio enorme, pois implica na criação de processos, captura de métricas, e infusão disso em todos os modelos de governança com o objetivo de mudar a cultura da empresa, a fim de que esses princípios norteiem a tomada de decisão.

A Governança é a maneira como a empresa organiza sua estrutura de tomada de decisões e dá transparência aos processos administrativos. Companhias com esse pilar bem desenvolvido são aquelas que cuidam da lisura de suas atividades, garantindo a independência do conselho de administração e investindo em mecanismos de prestação de contas.”

Declara Aline Schneiders, Líder global em realidade climática pelo Climate Reality Project e Mentora em Sustentabilidade e ESG, CertificadaGRI Standards.

Dê agora os primeiros passos

VEJA OS BENEFÍCIOS

Especialistas de mercado e muita troca de experiências
Leis e regulamentos aplicáveis às práticas de ESG
De um up na sua remuneração
Aplicação prática dos conteúdos

DEPOIMENTO

DE ALUNOS DA FAFILTEC

505c7d73b6c882ff1e36dd346dadf55d
87f77f2d4345c3d6dd17bcfefb97a60a
a7c8ddfe32aecbc54497d81995eb7998
da3003fa1899aa88abec2753cb9f35cd
90cf5891810fa3177113c1ed6d1bede5
ecb26ba44483a400e91a5a0d3f854c01

NOSSA EQUIPE

87d6e10851fd27f47ab2b3bd8cc3936e

Aline Schneiders

Líder global em realidade climática pelo Climate Reality Project. Doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp, mestre em Administração com foco na agroindústria pela Faculdade de Ciência Agrária e Veterinária UNESP Jaboticabal-SP. Coordenadora da pós-graduação em Sustentabilidade e ESG na FAFILTEC. Mentora em Sustentabilidade e ESG, Certificada GRI Standards, Graduada em Administração, Licenciada em Administração, Especialista em Docência Profissional.

9239331094f20db6aba2944a8df43405

Pedro Messana

Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo - USP. Pós graduado em Internacional: Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e Gestão do Agronegócio ESALQ - USP.

Graduado em Relações Internacionais com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI. Trabalhou na área de Produtos e Serviços da American Chamber of Commerce AMCHAM.

Participou em congressos nacionais e internacionais, além de ter vivência Internacional nos seguintes países: Estados Unidos, Colômbia, Cuba, França, Espanha, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai e outros. Possui domínio do idioma Inglês e avançado em Italiano, Espanhol e Francês.

Atuou como Consultor / Técnico Extensionista no Projeto de Extensão Industrial Exportadora - PEIEX, programa da Agência de Promoção do Comércio Exterior e Investimento do Brasil - APEX Brasil, Gerente de Projetos, Fusões e Aquisições e Projetos e conselheiro de empresas do segundo e terceiro setor .

dabeae3e0eda28b3053d8ce46f082520

Jamile A. M. da Silva

Possui graduação em Ciência Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é Mestre em Ecologia (Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), é Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV) e certificada como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI).

Jamile possui mais de 14 anos de experiência atuando em projetos socioambientais com foco no atendimento das condicionantes do licenciamento ambiental federal e estadual do setor portuário, óleo e gás, hidroelétrico, mineração e energia eólica.

Possui atuação como gerente e coordenadora de programas e projetos socioambientais na iniciativa privada, poder público e terceiro setor.

Foi docente do Programa de Pós Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro por cinco anos ministrando a disciplina Conceitos e Ferramentas para o Gerenciamento de Projetos, fonte inspiradora da obra pioneira intitulada Gestão de Projetos Socioambientais na Prática: Conceitos, Ferramentas e Casos de Sucesso publicada em 2022 pela Editora Brasport.

Imagem do WhatsApp de 2023-04-14 à(s) 11.55.53

Felipe Catorza

Graduado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em Gestão Ambiental e com Mestrado em Engenharia Ambiental, linha de pesquisa dedicada a Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos. Pesquisa realizada com ênfase em Geração de Créditos de Carbono através da Compostagem de resíduos orgânicos e redução de emissão de Gases do Efeito Estufa – GEE no tratamento de resíduos (UERJ). Felipe possui experiência de 11 anos na área de gestão ambiental, sendo os últimos anos de carreira dedicado ao setor de finanças sustentáveis com foco em títulos temáticos e auditorias socioambientais para o setor financeiro com uma carteira com mais de 15 Pareceres de Segunda Opinião (SPO) e Due Diligences ESG para empresas dos setores energético, Infraestrutura e Saneamento. Auditor Líder do Sistema de Gestão Integrado (SGI – ISO 9.001:2015; ISO 14.001:2015 e ISO 45.001:2018), experiência em auditorias de Sistema de Gestão Ambiental, da Qualidade e de Segurança do Trabalho, bem como em realização de Due Diligences ESG, socioambientais e trabalhistas com base nos Padrões de Desempenho da International Finance Corporation (IFC) / Banco Mundial / Princípios do Equador em investidas por fundos de investimento e bancos comerciais. Vasta experiência em QSMS, Licenciamento Ambiental, Auditoria de QSMS, Soluções Técnicas em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Trabalha na área de Finanças Sustentáveis, principalmente com Títulos Temáticos, Green Finance Frameworks e Due Diligences ESG.

Imagem do WhatsApp de 2023-04-14 à(s) 11.55.54

Helly Bowens

Administradora e advogada, especialista em Direito Empresarial, atua nas áreas de Compliance, Proteção de Dados e ESG com empresas nacionais e multinacionais de diversos setores, como bancário, automobilístico, de energia e de saúde.

Imagem do WhatsApp de 2023-04-14 à(s) 11.55.dasdasdasd3

Ana Laura Raymundo Pavan

Mestre e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) Experiência em avaliação de sustentabilidade em projetos multidisciplinares, com foco na Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de produtos e sistemas industriais. Desde 2014 atua como voluntária na Rede Brasileira de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV), contribuindo nas atividades relacionadas à modelagem de impactos a Serviços Ecossistêmicos. Atuou como Pesquisadora Associada no grupo de pesquisa Sustainability Assessment of Materials and Circular Economy, na Universidade KU Leuven (Bélgica), conduzindo projetos focados em melhoria da eficiência energética e valorização de resíduos dentro do contexto de Economia Circular. Atualmente atua como Coordenadora de Sustentabilidade na Vittia Fertilizantes e Biológicos, coordenando a Agenda ESG 2030 e seus projetos para redução de impactos socioambientais

t (1)

Alexandre Kotchergenko Batista

Doutorando e mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ, com foco na linha Governança e Sustentabilidade. Hoje cofundador da CooperaClima e da Tech4Clima, atuou como gerente de finanças sustentáveis na WayCarbon, onde liderou projetos relacionados à agenda climática para as principais instituições financeiras e industriais do país. Também atuou como gerente de finanças sustentáveis na I Care, coordenador de projetos no Centro Brasil no Clima e pesquisador e professor no Grupo de Economia do Meio Ambiente da UFRJ. Além de experiência em consultoria para as principais instituições privadas nacionais, destacam-se ainda projetos junto à OIM/ONU, PNUD, Banco Mundial, BID, GIZ, AFD, UKPACT, BNDES, FINEP, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Clima e Sociedade (ICS), WRI, ICLEI e C40.

Imagem do WhatsApp de 2023-04-14 à(s) 11.57.22

Bruno Oliveira Simonetti Marinho

Advogado e consultor especializado em governança, riscos e compliance com experiência em avaliação e estruturação de práticas de governança corporativa para empresas. Atualmente desenvolve trabalhos em áreas como SOX, ESG, programas de integridade, códigos de ética e conduta, além de mapeamento de processos e due diligence. Possui formação acadêmica em direito e certificações de riscos e compliance pela KPMG Business School.

FAÇA SUA MATRÍCULA

DESCONTO ESPECIAL PARA PRIMEIRA TURMA

DE

14x R$ 1.207,00

POR

14x R$ 499,90

+MATRÍCULA

INSCREVA-SE AGORA

FAÇA PARTE DA LISTA DE INTERESSADOS

Nota máxima no MEC

Menor numero de alunos por sala virtual

Professores referência no mercado

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

São 4 Módulos com aulas AO VIVO, 2x na semana!

d2b528ec9e0a49b18023362a0acc005a

Módulo - Regulações Internacionais e Nacionais

ESG - história e conceituação

Compliance 360º - Marcos Regulatórios afetos à atividade empresarial I Ambiental, Social, Penal, Direito Administrativo Sancionador

Compliance 360º - Marcos Regulatórios afetos à atividade empresarial II Financeiro, Econômico e Mercados de Capitais

Marcos Regulatórios Internacionais em Sustentabilidade - Tratados, Acordos, Reports

Desenvolvimento Sustentável e o Conceito de Sustentabilidade Empresarial - Geração de Valor

c5feec001980a1d7bb9e0f1f9b44ac6b

Módulo - Mapeamento de riscos

Indicadores de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança e Econômica - Modelos

Método para Construção de Matriz de Risco em Sustentabilidade para decisões estratégicas e de investimento I - Análise de Risco Parametrizada

Construção de Matriz de Risco em Sustentabilidade para decisões estratégicas e de investimento - Mercado de Capitais - Disciplina Prática

Critérios para Análise de Report de Investimentos Atrativos no Mercado de Capitais - (Conceito de Materialidade)

898fff49867891d3036ad8819fb69cd7

Módulo - Mitigação de Riscos e Soluções

Gestão de Riscos - de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança - Mecanismos Setorial de Mitigação de Riscos de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança

Data Science aplicada à Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança

Direito Ambiental - Logística Reversa e Recursos Hídricos

209cac6b3a9d311c0684a051243a829c

Módulo - Práticas de Mercado

Economia Circular, Economia do Carbono Zero; Green Economy e Blue Economy: Conceito, Modelos e Práticas

Sustentabilidade como Valor - Modelos para Finanças e Estratégia de Investimento

Análise Setorial de Cases - Casos Práticos

FAÇA SUA MATRÍCULA

 INSCREVA-SE

Nome(Requerido)

CONTATO:

Como nos contatar: 

END.TEL

(47) 3249-6100

Rua Silva, 600 – Centro – Itajaí – Santa Catarina.

REDES SOCIAIS

@FAFILTEC

SITE

www.fafiltec.edu.br