Idosos com Covid-19 recebem alta da UTI em hospital universitário no Recife

Pacientes foram atendidos em ala específica da unidade para tratamento da doença

A dona de casa Maria Madalena Oliveira, 61 anos, e o auxiliar de topografia Edimilson Batista de Souza, 68 anos, venceram a batalha contra a Covid-19. Eles tiveram alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, uma das unidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Grupo de risco, os pacientes desenvolveram a forma mais grave da doença e precisaram ser intubados. Maria deu entrada no HC no último dia 6 de maio (14 dias na UTI); e Edimilson, no dia 8 (12 dias na UTI). Eles reagiram ao tratamento e se recuperam na Enfermaria de Doenças Infecto Parasitárias/Covid, para receberem a alta hospitalar.

Na saída da UTI montada para receber os pacientes graves portadores de Covid-19 na unidade, os dois receberam, emocionados, na homenagem dos profissionais do hospital, a postos nos corredores, para saudar os pacientes. “Quero agradecer a essa equipe maravilhosa do hospital e agradecer a Deus. Jesus é a cura das Nações”, disse Edimilson, muito emocionado. Agora na Enfermaria, eles estão se fortalecendo e terão sessões de fisioterapia.

“Cada vida que a gente consegue salvar causa um sentimento indescritível. Essa é a nossa missão. Eles foram intubados porque os pulmões ficaram comprometidos e não realizavam mais as trocas gasosas, precisando da ação de um ventilador mecânico até o organismo ser capaz de reassumir essa função”, explica a médica intensivista do HC Mara Simeão.

O HC tem recebido pacientes com Covid-19 que são encaminhados exclusivamente pela regulação da Secretaria Estadual de Saúde, desde o dia 18 de abril, quando foi aberta a UTI específica para a doença, no térreo do hospital-escola. “Ficamos muito angustiados com a grande demanda de pacientes vindos pelo Estado que precisam de UTI, então, quando a nossa equipe consegue tirar as pessoas da gravidade e proporcionar a abertura de vagas para outras é uma recompensa maravilhosa. Uma grande vitória”, afirma a reumatologista Nara Cavalcante, que está atuando no fluxo dos leitos de pacientes portadores de Covid no HC com a Central de Regulação estadual.

Atuação da Rede Ebserh – Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

A empresa disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e a urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência no enfrentamento à Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh