Inep disponibiliza material inédito sobre correção da redação do Enem

Apostilas podem auxiliar candidatos na preparação para o exame

Quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terá mais um recurso para os estudos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu portal, de forma inédita, as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição de 2019. O material, direcionado e até então restrito aos corretores, detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos.

As apostilas permitirão um aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral, e complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizou, entre eles, a Redação no Enem – Cartilha do Participante. Todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, também estão disponíveis para download no portal, juntamente com o respectivo gabarito. Além disso, os participantes surdos têm todas as questões das vídeoprovas à disposição na plataforma.

Avaliação – As redações do Enem avaliam cinco competências dos candidatos:

• domínio da escrita formal;
  • desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
  • relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
  • conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
  • elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.

A nota máxima prevista é 1.000. Textos com até sete linhas ou que fugiram ao tema estão entre os critérios para zerar a redação.

Redação – A nota da redação tem um importante papel na composição da nota final do participante e, por isso, pode impactar consideravelmente suas perspectivas futuras, tais como ingressar em uma universidade pública ou ter acesso a financiamento e apoio estudantil. Portanto, todos os envolvidos no processo de avaliação têm a grande responsabilidade de entregar aos participantes resultados justos e confiáveis. As apostilas visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos de modo a aplicar os mesmos critérios, trazendo equidade para o processo.

Assessoria de Comunicação, com informações do Inep