Inep publica classificação de colaboradores de itens do Saeb

Docentes serão responsáveis pela elaboração e revisão de itens do ensino fundamental na avaliação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 13 de abril, o resultado preliminar da seleção de elaboradores e revisores de itens para instrumentos de avaliação da educação básica. Os selecionados vão integrar o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

As informações dos professores classificados pelo instituto estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU). Os selecionados também serão avisados do resultado via e-mail. O resultado final será publicado até o dia 24 de abril.

De acordo com Inep, o item é o nome técnico para a questão de qualquer avaliação e engloba a pergunta, a resposta e parâmetros. Na avaliação do instituto, a atualização do corpo de elaboradores do BNI é fundamental para a produção de itens e a manutenção da qualidade das avaliações.

Os convocados irão atuar em um dos perfis das áreas de conhecimento a seguir:

• Anos iniciais do ensino fundamental: linguagens, língua portuguesa, artes, educação física e matemática;
  • Anos finais do ensino fundamental e ensino médio: língua portuguesa, língua inglesa, artes, educação física e matemática.

Os professores classificados responderam aos editais de janeiro, fevereiro e março. A publicação dos nomes está ordenada pela pontuação recebida por cada candidato e a identificação é realizada por meio de consulta ao CPF.

O resultado é baseado na análise de documentos comprobatórios inseridos no cadastro dos candidatos, referentes às informações prestadas na inscrição. Os inscritos que não alcançaram a pontuação mínima ou não conseguiram apresentar os documentos que comprovam a experiência constam na lista de desclassificados, identificados por meio do CPF.

O cronograma completo está aqui.Acesse resultados preliminares do Saeb-BNI (anos iniciais do EF)Acesse resultados preliminares do Saeb-BNI (anos finais do EF e ensino médio)

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep